Estratégia de E-mail Marketing

Como uma estratégia de E-mail Marketing salva seu e-commerce

Neste conteúdo vou abordar mais sobre cada objetivo e explicar como uma estratégia de E-mail Marketing pode salvar um negócio de e-commerce.

Antes de aprender a fazer marketing por e-mail é necessário entender os motivos de se utilizar este tipo de canal. Isso porque o podemos categorizá-lo com base nos objetivos: Prospecção, Nutrição de leads, Fidelização de clientes e Recuperação de vendas.

Neste conteúdo vou abordar mais sobre cada objetivo e explicar como uma estratégia de E-mail Marketing pode salvar um negócio de e-commerce.



Somos afiliados HubsSpot e recebemos por essa indicação

O que é E-mail Marketing?

E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o envio de mensagens de e-mail para um grupo de pessoas com o objetivo de promover produtos, serviços, eventos e relacionamento com clientes. Dependendo do objetivo, essas mensagens podem ser informativas, promocionais, educativas ou simplesmente manter os destinatários atualizados sobre as novidades da empresa.

Com base nessa explicação, podemos categorizar esses objetivos principalmente em:

  • Prospecção
  • Nutrição de leads
  • Fidelização de clientes
  • Recuperação de vendas

Prospecção:
É possível criar uma lista de possíveis pessoas que possuem problemas, necessidades ou desafios que a sua empresa/produto resolve. O ideal é que o envio seja feito de maneira sutil, somente com o objetivo de apresentação da sua empresa.

Nutrição de leads:
Nesse caso, o relacionamento deve ser feito para aquelas pessoas que já demonstraram interesse em algum produto da sua empresa mas que ainda não compraram. Uma recomendação de um produto com base nos conteúdos que a pessoa viu tende a ser muito assertivo. 

Fidelização de clientes:
Aqui vale o uso de campanhas de e-mail para pessoas que já se tornaram seus clientes, por exemplo oferecendo produtos relacionados ou que complementam os que elas compraram.

Recuperação de vendas:
Esse objetivo aqui é um ótimo exemplo de uso para os e-commerces, isso porque a finalidade é recuperar a venda que não aconteceu por algum motivo, sabe aquela pessoa que não finalizou o checkout, então? A melhor maneira de ganhar uma venda já considerada perdida, é tentar um, dois ou até três contatos para convencer o possível comprador.

Por que uma estratégia de E-mail Marketing é importante para sua empresa?

Como visto acima, cada objetivo tem a sua importância e todos eles em conjunto podem salvar o seu e-commerce, aumentando as vendas, a retenção de clientes e até o ticket médio do seu negócio.

Mas lembre-se, usar estes tipos de estratégia sem uma ferramenta que te ajude a automatizar grande parte do processo, vai deixar você ou sua equipe de cabelos brancos. O ideal é que estas campanhas de envios sejam feitas de acordo com critérios pré estabelecidos.

Aqui na Agência W360 usamos essas ferramentas nas estratégias para nossos clientes, uma delas é o E-mail Marketing HubSpot, que além de gratuita, possui vários recursos sendo o principal deles a integração nativa com o CRM do cliente, caso seja o HubSpot CRM.

Quanto custa o E-mail Marketing HubSpot?

Resposta direta: absolutamente nada (100% grátis) esta ferramenta em conjunto com outras, faz parte do HubSpot CRM com as seguintes principais características:

Somos afiliados HubsSpot e recebemos por essa indicação

Quais são os recursos do E-mail Marketing HubSpot?

A versão gratuita da ferramenta possui as principais funcionalidades que muitas outras não possuem, incluindo:

  • Limite de 2.000 envios por mês (c/ a marca HubSpot)
  • Lista de contatos ilimitados
  • Editor arrasta e solta
  • Templates personalizados
  • Segmentação de listas
  • Personalização com gatilhos de contato
  • Relatórios completos
  • Análise comparativa de mercado

Dicas antes de começar a utilizar o E-mail Marketing HubSpot

  1. Antes de iniciar um cadastro no E-mail Marketing HubSpot é importante frisar a importância de configurar corretamente a ferramenta, isso deve preferencialmente ser feito por um profissional qualificado e com experiência nesse tipo de processo.
  2. Todos os recursos devem ser personalizados com base nas necessidades da empresa, seguindo seu modelo de negócio e equipe disponível.
  3. Temos uma equipe especializada na implementação de vários recursos HubSpot, incluindo o E-mail Marketing HubSpot. Veja nossa página de Fornecedor de Soluções.
Agência W360 Fornecedor de Soluções HubSpot

O que devo procurar ao escolher uma ferramenta de E-mail Marketing?

Para escolher uma ferramenta de E-mail Marketing para sua empresa, você deve considerar:

Facilidade de uso:
Precisa ser fácil de ser adotado pela equipe que você já possui.

Escalabilidade:
Precisa ter recursos necessários para crescer e se adaptar à medida que o seu negócio, seus contatos e sua receita aumentam.

Compatibilidade:
Precisa se integrar facilmente aos outros sistemas que sua empresa já usa, de marketing, mídia social e gerenciamento interno, principalmente ao seu CRM.

Preço:
Considere o custo de diferentes soluções e compare o melhor custo x benefício.

Suporte:
Escolha uma empresa que ofereça atendimento rápido e simples, recursos como comunidades e tutoriais de alta qualidade, preferencialmente em português.

Conclusão final

Uma estratégia que inclua E-mail Marketing é indispensável para qualquer negócio sobreviver na internet, isso porque embora muitos pensam que e-mail não funciona mais, o e-mail é o canal que mais traz benefícios para sua empresa. Indico o E-mail Marketing HubSpot não só porque somos parceiros homologados, mas principalmente porque o usamos a mais de 5 anos em nossa própria empresa.

E-mail foi, é e sempre será o canal mais direto com o seu clientes e futuros compradores.

Somos afiliados HubsSpot e recebemos por essa indicação


William Silva

William Silva
Consultor de Marketing
Atua há 25 anos na área de comunicação empresarial e hoje é consultor de marketing, direcionando estratégias para que nossos clientes crescerem no digital.

Compartilhe seu amor 😉
William Silva
William Silva

Atuo há 25 anos na área de comunicação empresarial e hoje como consultor de marketing especialista em e-commerce, direciono estratégias para ajudar meus clientes crescerem no digital, enquanto coordeno uma equipe de profissionais qualificados.

Artigos: 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *