usar o chat online no e-commerce

Vantagens de usar o chat online no seu site ou e-commerce

Conheça as vantagens de usar um chat online no seu site ou e-commerce e melhore seu o atendimento. Confira agora mesmo em nosso Blog.
Compartilhe seu amor 😉

Os consumidores querem um canal direto para tirar dúvidas sobre suas compras online. Veja como usar o chat online pode ajudar sua empresa com esse processo.

Hoje em dia, é inegável que a internet oferece a tais consumidores as formas mais ágeis de contato com as empresas das quais são clientes; portanto, é fundamental que as marcas estejam presentes e ativas em ambientes como o das redes sociais ou do chat online.

O avanço do e-commerce (comércio eletrônico) fez com que as empresas que se expandiram para esse campo tivessem que, cada vez mais, aprimorar seus sites e demais plataformas de compra online, visando preservar sua reputação no mercado.

Por exemplo, no caso de uma empresa que oferece serviços de motoboy delivery comida, é praticamente inimaginável que essa mesma empresa não esteja inserida em ferramentas de atendimento digital, ainda mais nos dias de hoje.

Além disso, em termos de vantagens oferecidas pelo chat online, é notável a redução de custos da parte das empresas que o utilizam com serviços de telefonia e demais formas de comunicação com os clientes tidas como “datadas”.

Assim, buscando esclarecer tanto o que é o chat online em si quanto quais são suas principais vantagens de utilização, este texto se propõe a ser um produto informativo para todas as empresas que desejam adotar e/ou aprimorar essa ferramenta em seus negócios.

“Independente do segmento da sua empresa, ter uma estratégia para atender rapidamente o seu cliente é primordial hoje em dia — William Silva

O que é o chat online?

O chat online, enquanto produto da atualidade, surge como uma forma de empresas mais arrojadas e que estão a par do uso das mais recentes tecnologias se comunicarem com seus clientes de maneira mais abrangente e com um melhor custo-benefício.

O atendimento digital já vem, há tempos, superando outras formas de interação entre marcas e consumidores, em termos tanto de agilidade na comunicação quanto de eficiência na resolução de problemas.

Além disso, especificamente o chat online tem estado muito à frente de diversas outras ferramentas (digitais ou não) utilizadas para os mesmos fins. Fale Conosco, e-mails e, sobretudo, atendimento via telefone já não têm dado conta do recado em diversos casos.

Seja em que caso for, o chat online oferece inúmeros benefícios às empresas que o utilizam, independentemente de seu ramo ou tamanho. Até mesmo uma empresa zeladoria, por exemplo, certamente colheria frutos a partir do uso dessas tecnologias.

Bem como outras tecnologias, o chat online tem se aprimorado no ritmo do avanço tecnológico geral da humanidade. Atualmente, ele não apenas viabiliza comunicação via mensagens de texto, mas também permite chamadas de voz e, até mesmo, vídeo.

A possibilidade de clientes não apenas realizarem solicitações diversas sobre uma compra já efetuada, mas também sanarem dúvidas sobre quaisquer produtos disponíveis antes mesmo de comprá-los também se mostra como uma grande vantagem do chat online.

Além do mais, a comunicação via chat online não se concretiza apenas do cliente para a empresa, mas vice-versa também. Marcas podem abordar potenciais compradores assim que eles acessarem suas plataformas digitais, sem todos os ônus da presencialidade.

É surpreendente como uma ferramenta digital aparentemente tão simples pode servir a tantos propósitos diferentes, inclusive estreitar laços entre clientes e empresas, motivando os primeiros não apenas a comprar, mas também a defender suas marcas de preferência.

Assim, não apenas um cliente qualquer está mais suscetível a contratar os serviços de uma empresa de veterinária especialista em gatos, por exemplo, como também a divulgá-la em seus círculos sociais e tê-la como referência em seu respectivo nicho de mercado.

Quais são as vantagens em utilizar o chat online?

Tendo em vista o que já foi descrito anteriormente, resta agora entender de forma mais concreta quais são as principais vantagens na utilização do chat online no mundo dos negócios.

Já que, como é perceptível, tais vantagens são diversas. Serão listadas neste texto cinco delas, consideradas de forma geral como as principais. De maneira sintética, elas são as seguintes:

  1. Expansão da comunicação entre clientes e empresas;
  2. Crescimento expressivo de vendas;
  3. Redução significativa de custos;
  4. Interação em tempo real entre clientes e empresas;
  5. Estreitamento de laços entre clientes e empresas.

Sobre o primeiro tópico, é importante ressaltar que os clientes de forma geral valorizam cada vez mais uma experiência de atendimento que integre diversos canais de comunicação funcionais e, preferencialmente, instantâneos.

Nesse sentido, o chat online se apresenta enquanto alternativa para uma interação mais direta com uma determinada empresa, coibindo que um cliente qualquer seja infinitamente transferido de setor em setor ou acabe ficando preso em infinitas gravações.

Além disso, a comodidade representa um diferencial expressivo quando se trata de chat online. Sem mais utilização de contato pessoal para negócios ou pagamento de tarifas telefônicas indesejadas, há maior apreço das marcas para com a satisfação dos clientes.

Assim, no caso de, por exemplo, um cliente que busque renovar cnh pcd, o chat online minimiza não apenas a burocracia envolvida no processo, mas também o estresse do cliente mediante determinadas situações, antes desconfortáveis e agora mais cômodas.

A respeito do segundo tópico, é pertinente afirmar que, ao facilitar as formas por meio das quais um cliente pode sanar dúvidas ou realizar solicitações, uma empresa pode, inclusive, aumentar as suas chances de concretizar possíveis vendas.

A utilização eficiente do chat online serve, nesse caso hipotético, não apenas para que a empresa não perca o momento da venda, mas também para que ela possa demonstrar na prática sua qualidade de mercado.

Assim, um cliente interessado em comprar um totem mdf personalizado, por exemplo, se tornaria menos suscetível a abandonar um diálogo com uma empresa ou mesmo uma potencial compra via chat online do que, dentre outras formas, via atendimento telefônico.

Em relação ao terceiro tópico, é bastante razoável inferir que, para uma empresa, adotar um chat online é muito mais vantajoso, em termos financeiros, do que contratar os serviços de operadoras telefônicas, independentemente de quão baratos eles forem.

Ao contrário do que se verifica no caso de atendimento via telefone, o chat online normalmente implica em um custo mensal fixo para a empresa, o que tende a ser bem mais viável para uma empresa quando se pensa em termos econômicos.

Sobre o quarto tópico, é fato que uma parcela significativa dos call centers, por exemplo, não atendem 24 horas por dia, restringindo-se ao bom e velho horário comercial ou, no máximo, a um horário estendido ainda bastante limitado.

Ou seja, não apenas para não perder vendas, mas também para se destacar no mercado mediante o cliente, é fundamental que a empresa invista em um atendimento que esteja à disposição da clientela em qualquer horário que seja necessário.

Considerando outro exemplo hipotético, agora de um cliente com uma demanda urgente de limpeza de colchão a seco, não há simplesmente como não atendê-lo a qualquer momento, tendo em vista a possibilidade concreta de abandono da compra por parte dele.

Além disso, o atendimento simultâneo, em que um único atendente dialoga ao mesmo tempo com diversos clientes, também se configura enquanto uma enorme vantagem do atendimento digital em geral e do chat online em específico.

Por fim, a respeito do quinto e último tópico, é importante enfatizar que a existência de uma equipe de atendimento online e, portanto, a certeza de que a empresa sempre oferecerá um pronto atendimento garantem confiança e reconhecimento da parte do cliente.

É notável que o chat online gera uma comunicação entre clientes e empresas muito mais ágil e eficiente, o que apenas contribui, não somente em termos objetivos, mas também subjetivos para o crescimento de quaisquer negócios.

Assim, uma empresa de pintura residencial externa, por exemplo, pode tornar-se não apenas a mais lucrativa de seu ramo, mas também a maior e melhor referência nesse mesmo ramo, por meio da credibilidade depositada por seus clientes em seu trabalho.

Entretanto, também se faz necessário garantir, enquanto empresa, diferentes ferramentas de comunicação com a clientela, para que ela opte pela mais adequada para si. Portanto, o chat online deve ser a principal, mas não a única via de interação entre clientes e empresas.

Considerações Finais

Portanto, após a exposição do conteúdo acima, ficam evidentes tanto a estruturação e funcionamento detalhados quanto as vantagens na utilização da ferramenta do chat online para as mais diversas empresas e negócios em geral.

Compartilhe seu amor 😉
William Silva
William Silva

Atuo há 25 anos na área de comunicação empresarial e hoje como consultor de marketing especialista em e-commerce, direciono estratégias para ajudar meus clientes crescerem no digital, enquanto coordeno uma equipe de profissionais qualificados.

Artigos: 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *